Prevenção de Lesões no Esporte

Por David Homsi

Hoje muito se fala em lesões e como preveni-las, hoje pela cultura do Brasileiro, procuramos apenas um tratamento quando o diagnóstico e/ou uma lesão está instalada. Pouco se trabalha a prevenção de possíveis lesões, seja em seu ambiente de trabalho ou quem pratica atividade esportiva.

Um grande aliado ao seu treino são os exercícios, feitos e elaborados por fisioterapeutas que irá complementar o seu treino específico e seu treino de musculação, no intuito de “prevenir possíveis lesões ” e diminuir possíveis dores musculares a conhecida DMT-Dor Muscular Tardia.

Um dos exercícios comuns e que utilizo em meu dia a dia no intuito de prevenir lesões são:

  • Bom condicionamento físico
  • Força muscular
  • Alongamento muscular estático e dinâmico
  • Treino equilíbrio x força
  • Trabalhos funcionais e posturais
  • Trabalho “educativo ” de acordo com seu esporte
  • Cross-trainning ( corredores de maratonas e ultra-maratonas )
  • Bandagem terapêutica – therapy taping
  • Melhorar amplitude do movimento – melhorar técnica e desempenho

Meu trabalho, após 10 anos de formação montei uma técnica que melhora  a qualidade técnica do gesto esportivo. O profissional trabalha de forma preventiva e tem o conhecimento do esporte fazendo um programa de exercícios específicos ao que você pratica visando fortalecimento de estruturas musculares essenciais para a pratica de seu esporte.

Como dito anteriormente desenvolvi um programa de prevenção de lesões baseado nas últimas técnicas de prevenção de lesões mundiais.

Os exercícios prescritos são funcionais, simulam os movimentos do esporte específico  e visam melhorar a estabilidade, o equilíbrio e a ativação muscular, prevenindo e melhorando ainda o desempenho e o gesto esportivo.

Os exercícios são divididos em níveis e o esportista evolui de acordo com sua capacidade de executar os movimentos com maior precisão e com menos gasto energético, melhorando assim seu desempenho.
 

O objetivo da fisioterapia hoje não é apenas tratar lesões pré-estabelecidas ou pós uma cirúrgia, o fisioterapeuta atua hoje prevenindo estas possíveis lesões e com isso fazendo com que o atleta tenha uma melhora em sua pratica esportiva.

O mais importante é não se lesionar, portanto, nada de exageros.

www.davidhomsi.com.br

 

Carlos BastosComment