Dubai

Por Magari Blu

Dubai é uma cidade exagerada, ultra moderna e sofisticada, onde se encontra a combinação do mundo atual com a tradicional cultura árabe.

É um dos sete Emirados Árabes Unidos e a cidade mais populosa dos Emirados, sendo que  a maior parte da sua população é islâmica. A cidade faz parte da rica região produtora de petróleo do Golfo Pérsico e investe boa parte do dinheiro em empreendimentos imobiliários surreais.

Isto é Dubai! - Foto: Reprodução

Isto é Dubai! - Foto: Reprodução

*Onde ficar?

Os hotéis em Dubai são um capítulo à parte. Posso dizer que são mega construções, com absolutamente tudo o que se pode imaginar, de parque aquático à pista de ski.

Alguns dos hotéis que mais me fascinam são o famoso Burj Al Arab Royal, construído em uma ilha artificial no meio do oceano, com uma estrutura imponente – é o hotel mais sofisticado do mundo, o único a ser consagrado com sete estrelas; o Hotel Armani é chiquérrimo, mas o ambiente é frio, de modo que não o escolheria se estivesse em lua de mel; a rede Madinat Jumeirah Resort é fascinante, composta por 3 hotéis (Mina A’Salam Hotel, Dar Al Masyaf e Al Qasr Hotel) – me recomendaram o Mina A’Salam Hotel; Hotel Atlantis e The Fairmont Dubai são também incríveis!

No alto (da esquerda para a direita): Burj Al Arab Royale Hotel Armani; Por fim: Mina A’Salam Hotel; Hotel Atlantis e The Fairmont Dubai - Fotos: Reprodução

No alto (da esquerda para a direita): Burj Al Arab Royale Hotel Armani;
Por fim: Mina A’Salam Hotel; Hotel Atlantis e The Fairmont Dubai - Fotos: Reprodução

*Onde comer?

Nesta cidade, restaurante bom é o que não falta! Muitos restaurantes renomados no mundo resolveram se estabelecer também na luxuosa Dubai.

A maior parte deles fica em hotéis, lugares que têm permissão para vender bebida alcóolica. Alguns dos melhores são o Hakkasan, restaurante chinês incrível (Emirates Towers Metro Station); Buddha Bar, maravilhoso (The Grosvenos House); o Al Mahara, diferente e fica dentro de um aquário gigante; Hukama, chinês muito bom (Hotel The Address Downtown); Okku, restaurante e baladinha legal (Hotel Monarch); The Terrace Bar, com vista para a marina, gostoso ir aos sábados à tarde (Hotel Park Hyatt); Caramel e La Petite Maison.

No alto (da esquerda para a direita): Hakkasan; Buddha Bar e Al Mahara; Ao centro: Hukama e Okku; Por fim: The Terrace Bar; Caramel e La Petite Maison. - Fotos: Reprodução

No alto (da esquerda para a direita): Hakkasan; Buddha Bar e Al Mahara; Ao centro: Hukama e Okku; Por fim: The Terrace Bar; Caramel e La Petite Maison. - Fotos: Reprodução

*Onde badalar?

Como já dá para imaginar, em uma cidade moderna e agitada, vida noturna é o que não falta! Algumas opções de bares e baladas são o Neos, bar animado com vista linda; Club 400, lugar extravagante com pessoas bonitas; Calabar, bar casual; Cavalli Club, que tem que ir; Barasti, bar descontraído na praia; At.mosphere, fica no 122º andar do Burj Khalifa (para quem não está hospedado pode ser uma boa oportunidade para conhecer); Prive Armani, Caramel, Zuma e Calabar são gostosos para tomar um drink, em clima de happy hour.

No alto (da esquerda para a direita): Neos e Club 400;  
Ao centro: Calabar e Cavalli Club 
Por fim: Barasti e At.mosphere 
Fotos: Reprodução

No alto (da esquerda para a direita): Neos e Club 400;

Ao centro: Calabar e Cavalli Club
Por fim: Barasti e At.mosphere
Fotos: Reprodução

*Onde passear?

Basicamente, os empreendimentos são as atrações da cidade. Hotéis, praias, shoppings, restaurantes, pista de ski… Só passear pela cidade é se divertir!

Mas se você é como eu, que não para quieta nem por um minuto, e quer fazer absolutamente tudo que está ao seu alcance, existe um passeio de rally! Não vou negar que é clichê, com direito a jantar típico no deserto, bem para turista, mas é divertido! Para não ficar tão “farofa”, aconselho pagar um pouco a mais por um rally privado. Aí a experiência é mais romântica e exclusiva!

Jantar no deserto - Foto: Reprodução

Jantar no deserto - Foto: Reprodução

*Onde fazer compras?

Falando em compras, Dubai tem muitas opções. Um conselho para as mulheres: tudo nesta cidade é muito caro, deixa para renovar o guarda roupa em outra viagem! Mas vale a pena investir nas coisas típicas da cidade.

Gastando ou não, os lugares são inacreditáveis: o Souk Madinah Jumerah tem varias lojas e cafés ao ar livre, é super gostoso e cheio de pessoas bonitas; o Mall of Emirates é gigante, e é famoso pela sua pista de ski; Souk Al Bahar também é lindo e tem vários restaurantes gostosos, como o Bice, Rivington Grill e Mango Tree.

Os mercados antigos ficam no centro antigo da cidade, onde encontram-se as coisas típicas, como ouro e especiarias. Esses são os meus preferidos!

Mercado em Dubai - Foto: Reprodução

Mercado em Dubai - Foto: Reprodução

POLO EM DUBAI

Os principais campeonatos de polo em Dubai ocorrem regularmente no início do ano no Dubai Polo & Equestrian Club.

- Dubai Silver Cup - 16 gols - De 2 fevereiro a 16 de fevereiro

- Dubai Gold Cup – 16 Gols - De 25 fevereiro a 15 de março

Facundo Sola - Foto: UAE Polo

Facundo Sola - Foto: UAE Polo


*Magari blu é o site com dicas de viagens pelo mundo e jornalismo de turismo comandado por Ana Maria Junqueira.