Preparação física para o polo

O Polo é um esporte que exige bastante da parte física do jogador  e as partidas são decididas muitas vezes por esse detalhe.

O jogador precisa ter resistência, força, flexibilidade e muito equilíbrio além de explosão muscular.
Para desenvolver essas qualidades o método do treinamento funcional foi o escolhido por mim, por realizar movimentos e situações muito parecidas com as que aparecem durante uma partida. Com a repetição desses movimentos o corpo ganha condicionamento e as situações do jogo não serão mais surpresa, você estará preparado, evitando lesões musculares e articulares.
A utilização de equipamentos como Kettlebell, bosu, barra, slide,  fita de suspensão e elásticos dão ao praticante a funcionalidade para o esporte.
Exercícios unilaterais desenvolvem o equilíbrio e a força necessária para os dois lados do corpo.
O reforço de tronco com os exercícios de rotação são muito importantes já que é muito executado pelo jogador, a região abdominal e lombar pede exercícios intensos já que trabalha o jogo todo sem folga e seu reforço evita lesões na coluna.
Ombro , cotovelo e punho também precisam de uma atenção especial , reforço com movimentos amplos trarão melhor condição para mover o taco , além de prevenir lesões como tendinite e bursite muito comum devido ao esforço repetitivo e intenso.
Adutores de perna responsável pela fixação do jogador sobre o cavalo , precisa de força e flexibilidade para realizar jogadas onde precisa sair  da sela para buscar uma bola ou calçar um taco. Os músculos posteriores da coxa tem a função de sustentar o corpo no fim do movimento da tacada, precisa de força e flexibilidade assim como nos adutores para, além  de auxiliar, prevenir contraturas e distensões musculares.
Deixe seu corpo em condições de realizar o polo sem sofrer lesões e tirando o maior proveito de todas as jogadas, pratique uma preparação física de qualidade direcionada.
 
Mano Figueiredo

http://www.sfbmano.com/

www.facebook.com/sergiofigueiredobertoluci