O glúten e os cavalos

Por Bruna Dzyekanski*

 A intolerância ao glúten – encontrada em milhões de pessoas ao redor do mundo – pode afetar também os cavalos, causando inflamação intestinal e gerando inúmeros problemas, como perda de peso e até mesmo a queda no desempenho atlético.

O glúten, proteína vegetal presente no trigo, cevada e centeio, geralmente está contido em grande quantidade nas rações dos cavalos. Para animais tolerantes ao glúten, sua presença na alimentação não causa alteração alguma. Entretanto, existem cavalos que são intolerantes, pode-se dizer que são alérgicos à proteína. Acredita-se que essa forma de intolerância possa causar uma inflamação intestinal, a qual ocorre em decorrência da desordem no sistema imune, fazendo com que os anticorpos ataquem o próprio organismo, principalmente o intestino delgado.

Trata-se da doença inflamatória de intestino delgado, e, neste caso, o cavalo não digere nem absorve grande parte dos nutrientes que come. Os sinais clínicos incluem perda de peso, episódios recorrentes de cólica, depressão, fezes amolecidas, hipoproteinemia, opacificação de pelos e consequente queda de desempenho atlético. Nos humanos, a doença celíaca ou intolerância ao glúten ocorre em pacientes geneticamente predispostos e causa atrofia nas vilosidades do intestino delgado, dificultando a absorção de importantes nutrientes como ácido fólico, zinco, ferro, além de algumas vitaminas.

Intolerância nos cavalos

Pesquisadores das universidades de Ultrecht e Amsterdam, em um estudo publicado na revista Veterinary Quarterly, analisaram no sangue de cavalos internados com a queixa de doença inflamatória intestinal a atividade dos anticorpos influentes na doença celíaca humana. Ao final, foi comprovado que a inflamação intestinal pode ser induzida pela ingestão de glúten como no humano. Porém, mais estudos são necessários para que se entenda melhor o mecanismo de tal intolerância.

Traçando o perfil

Para definir o diagnóstico de intolerância ao glúten no cavalo, é necessário que se elimine outras enfermidades que podem ocasionar os mesmos sinais clínicos, como problemas dentários ou de deglutição; doenças que causem má digestão, má absorção ou falta de apetite; hepáticas; infecciosas, etc.

Sendo assim, uma vez diagnosticada a alergia ao glúten no cavalo, uma dieta especial deve ser elaborada, com desígnio de evitar a presença desta proteína e substituí-la por outras fontes. Entretanto, já que constitui uma predisposição genética, a mudança na alimentação do cavalo será por toda sua vida, ou seja, a alimentação deste terá de ser diferente de outros cavalos do mesmo haras, o que muitas vezes torna-se um incômodo ao proprietário.

Mas é indispensável que todo esse cuidado seja tomado, pois, do contrário, a saúde do cavalo será depreciada. Para o homem, aconselha-se substituir o glúten por alimentos como mandioca, quinua, linhaça e batata, pois são livres deste componente. No cavalo, é necessário buscar um médico veterinário especializado em nutrição, para que este desenvolva a melhor opção de alimentação ao animal. De qualquer forma, o diagnóstico precoce é sempre importante para que a saúde do cavalo seja conservada e para que sejam evitados efeitos deletérios permanentes.

*Médica veterinária, mestranda em Ciência Animal PUCPR

Fonte: www.mundoequestre.com.br

Carlos BastosComment