Higiene, limpeza, prevenção e economia de tempo!

Por Aluisio Marins

 

Os cascos dos cavalos talvez sejam a parte mais importante de todo o corpo. Isto porque um casco machucado, uma lesão na sola, impedem você de trabalhar este cavalo. Os americanos usam uma frase legal: “No foot, no horse”, traduzindo para “Sem cascos, sem cavalo”.

Uma dica rápida e muito importante: limpe os cascos do seu cavalo antes de retirá-lo da cocheira. Isto vai ajudar você e sua equipe de manejo em várias ideias:

  •  Ao limpar o casco ainda dentro da cocheira você retira a serragem e eventuais sujidades que ficam no casco devolvendo este material para a própria cocheira. Se você não limpa dentro da cocheira, ao pisar no chão do corredor ou no piso em frente a cocheira você está sujando este área que estava limpa, e terá que limpar mais tarde.
  •  Ao limpar o casco ainda dentro da cocheira você previne seu cavalo de possíveis lesões de sola. Muitas vezes a serragem vem com pedacinhos de madeira que podem se misturar à esta serragem e ficarem na sola, sem ainda ferir esta área pois a serragem é macia. Quando você sai com o cavalo da cocheira e ele pisa no chão mais duro, este objeto pode entrar na sola pelo contato com piso duro e causar perfurações e ferimentos de sola, que é uma área super sensível.
  •  Ao limpar o casco dentro da cocheira você ainda pode prevenir o aumento de possíveis lesões, pois ao encontrar um casco quente demais, pulso nas patas, etc, você pode manter o cavalo na cocheira sem mexer com ele, economizando passadas até que o veterinário chegue.

Muitas pessoas acham bobagem este tipo de ação. Mas não é. Podem ser extremamente uteis, podem ajudar sua equipe de manejo a trabalhar menos, mantém o local sempre limpo e principalmente ajudam na prevenção de possíveis acidentes e lesões.

Universidade do Cavalo

Carlos BastosComment