O que é a Dança do Urso?

A Dança do Urso ou Tecelagem é uma desordem comportamental exibida por cavalos que já possuem uma pré-disposição nervosa.

É uma das estereotipias mais comuns. Dependendo do manejo, raça e uso, ela é prevalente entre 1% a 9,5% de todos os cavalos.

Os cavalos que apresentam este desvio comportamental se balançam de um lado para o outro, ou podem se balançar para frente e para trás.

Muitos animais que exibem a dança do urso acabam fisicamente exaustos e perdem peso progressivamente.

A principal característica do comportamento é balançar a cabeça, o pescoço e os membros anteriores de um lado para o outro, para que o peso recaia alternativamente em cada membro.

Na maioria dos casos, os membros posteriores permanecem parados e em contato com o solo durante o comportamento, mas em casos extremos, cada membro posterior pode ser alternativamente levantado.

Embora haja certa dificuldade de determinar qual é a causa deste comportamento, pode ser afirmado que ele tem maior ocorrência em cavalos de equitação que vivem confinados e passam longos períodos ociosos.

Este comportamento pode ser imitado por outros cavalos e é classificado como um grave defeito, constituindo uma radical insalubridade do cavalo.