Talento Técnico

Por Aluisio Marins

Quando vamos contratar um novo colaborador para o nosso centro equestre, sempre pensamos na qualidades técnicas deste candidato. O quanto ele ou ela monta, se tem um currículo bom, se já ganhou provas ou não, qual a experiência com cavalos, enfim, tudo relacionado ao cavalo em termos técnicos. Procuramos olhar a pessoa montada, no manejo geral, no trato com os cavalos.

Conversamos com outras pessoas que conhecem este candidato, tiramos a ficha dele ou dela para então contratarmos. Tudo perfeito, como você quer em termos técnicos, e você contrata a pessoa. O tempo passa e você começa a perceber o clima geral ficando tenso e desconfortável. De repente, seu funcionário de muito tempo, que às vezes começou com você, e que nem tem tanta qualificação técnica como o novo, mas é comprometido com seu lugar, cai de rendimento e pede para sair.

Você, empolgado com o novo membro da equipe nem dá bola para a saída do antigo. Contrata uma pessoa indicada pelo seu novo funcionário. O tempo passa e você percebe então que o tal desconforto que antes atingiu seu ex-funcionário, chegou a você. Você sente que sua cocheira é sua, mas não é sua. Que as decisões antes tomadas por você agora nem passam mais por você... Tudo porque um super conhecedor técnico acaba decidindo as coisas e que nem sempre lhe agradam, mas ele sabe tudo, foi contratado por isso! E aí bate aquela saudade do seu antigo funcionário, que nem era tão conhecedor assim, mas que tocava até que bem a cocheira, com um clima agradável, leve e com as decisões tomadas por vocês dois mesmo errando de vez em quando, mas sempre comemorando quando acertavam...

Amigos, isto é mais comum do que imaginamos. Já aconteceu conosco, acontece todos os dias em todos os lugares. A grande dúvida é: trocamos o tecnicamente médio mas super comprometido por um super técnico que atropela e decide tudo, distanciando você do seu maior gosto? Treinar o tecnicamente médio, mas super comprometido pode ser uma saída interessante. Aos super conhecedores que acham que tudo isto é besteira, cuidado!

Universidade do Cavalo